segunda-feira, 25 de julho de 2011

O MEDO E A ANSIEDADE

São emoções naturais que não necessitam de aprendizagem e que tem a função de gerar energia e preparar o organismo para evitar ou fugir de um estímulo nocivo. São, portanto, úteis para a sobrevivência da espécie.
O medo é amigo. É ele quem nos diz “pare” quando a situação nos põe em risco. No trânsito é ele quem nos faz agir com cautela e respeitar as regras. O que mata no trânsito é o excesso de coragem, pois sem medo eu corro além do limite, faço ‘bandalha’, não cuido da manutenção do meu carro e não me importo com as regras de circulação.
Outra emoção importante, a ansiedade, é fundamental na ação. É ela que me impulsiona e me faz reagir diante do inesperado.




O medo e a ansiedade só tornam-se problemas quando ao invés de me proteger ou me impulsionar para as ações importantes, me paralisam diante dos desejos e necessidades. É quando, prevendo uma situação de risco, mesmo que imaginária, me ponho em esquiva ou me congelo e não consigo agir. Sem contar com mal estar extremamente desagradável que potencializa a minha avaliação negativa acerca da situação temida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário