sábado, 6 de agosto de 2011

ALAVANCA DE CÂMBIO


Passar a marcha pode ser uma tarefa um pouco complicada para quem está sendo iniciado na direção automotiva. Isso se deve pelo não conhecimento correto do mecanismo ou pela ansiedade em mudar rapidamente de marcha, achando que assim não “arranhará” a caixa ou não deixará o carro morrer.
Necessidade de mudar rapidamente o câmbio pode ser sinal de que a hora não está apropriada. Então lembre-se sempre de mudar sua marcha antes das curvas, subidas, descidas, obstáculos, etc. e também que a ré, a primeira e segunda são consideradas marchas de força e a partir da terceira, marchas de velocidade. 
Este procedimento pode ser executado de forma simples, desde que trabalhemos seguindo algumas instruções úteis:
1.            O ponto morto da alavanca de câmbio representa a linha "horizontal" no câmbio do seu veículo. As linhas "verticais" são as posições das marchas.

2.            As alavancas tem normalmente algumas molas para auxiliar o engate das marchas. Nos carros de seis marchas, por exemplo, existem duas molas que posicionam a alavanca no cruzamento entre a linha "horizontal" do ponto morto e a linha da 3a e da 4a marcha.




3.            Quando for mudar de marcha leve a alavanca com um movimento bem definido até a outra marcha. Mudando-a com suavidade e precisão dificilmente terá problemas para acertar a sua posição.


4.            Passando da 1a para a 2a - segure a alavanca à esquerda e puxe a alavanca para trás. Caso deixemos de manter a alavanca à esquerda, a mola a puxará para a direita e entrará a 4a.



5.            Passando da 2a para a 3a -  desengate da segunda, DEIXE QUE A MOLA LEVE A ALAVANCA PARA FRENTE DA 3A e empurre para frente sem deslocar a alavanca para a direita.


6.            Nas outras proceda da mesma forma. 




Normalmente os modelos de carro tem um sistema de marchas bem parecido, diferenciando apenas em relação à ré. Observe os exemplos abaixo:





Como sei a hora de mudar a marcha?
Uma maneira fácil para os motoristas iniciantes se orientarem a respeito do momento de trocar a marcha é utilizando o velocímetro como referênciaAlguns carros até contam com uma marca no velocímetro para facilitar, mas como regra pode-se adotar o seguinte esquema: ao arrancar, procure não esticar demais a primeira marcha, ao atingir 20 km/h já é o suficiente para trocar pela segunda. Na segunda utilize até 30 ou 35 km/h, passe para a terceira e nela permaneça até no máximo 45 ou 50 km/h. Na quarta vá para 60 km/h e se for andar por determinado tempo nessa velocidade passe para a quinta marcha. Se você estiver em uma estrada em que a velocidade limite for de 120 km/h, por exemplo, você pode acelerar em terceira até 60 km/h, depois na quarta até 90 km/h e na quinta até os 120 km/h. 
Não esqueça que o erro é normal em qualquer processo de aprendizagem e que qualquer habilidade só é aperfeiçoada com prática e tempo.

5 comentários:

  1. Dirigindo, hoje eu sei o que é liberdade!!!

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  3. Não tenho mais medo de dirigir, passou mesmo, nunca mais tive sintoma nenhum, vou todo dia trabalhar de carro, e vou para todos os lugares....só me enrolo ainda com as ruas....rs...tenho muita atenção e não causei nenhum acidente, graças a Deus!
    Um grande abraço e obrigada pela grande ajuda que vc me deu!

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  4. á estou competindo com a formula 1. rsrsrsrs.
    Estou indo melhor do que eu esperava, não andei ainda na dutra, não passei da 3ª marcha, mais por falta de oportunidade (...)

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  5. adorei nao sei quen e vc ou ela

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